1. A CAPA.
A Capa contém geralmente os seguintes elementos:
Nome da Escola – o qual deve ser escrito centralizado;
Título do trabalho – o qual deve ficar situado no centro ou um pouco acima do centro da folha e escrito em letras com destaque (todas maiúsculas), mas nada de exagero;
Nome de Aluno, número e série – o qual deve ser escrito abaixo do título;
Disciplina;
Nome do professor;
Nome da cidade e data – centralizado.
2. SUMÁRIO.
É a relação dos itens ou divisões que compõem o seu trabalho. O Sumário é, na
verdade, o esquema do trabalho.
3. INTRODUÇÃO.
Na Introdução – que é a primeira parte do desenvolvimento do tema -, explique sobre a importância e objetivos do Trabalho. Nesta parte o assunto ou tema do Trabalho Escolar fica claramente identificado, apresentando um resumo ou visão geral do que está sendo abordado. Não precisa ser longa e em hipótese alguma deve conter conclusões.
4. TEXTO ou DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO.
Neste item o aluno mostra o produto do seu trabalho, o que conseguiu obter sobre cada tópico-guia. Envolve um trabalho de elaboração de texto e não simplesmente cópia das notas conseguidas nas diferentes consultas bibliográficas.
O texto – que não deve ser um colcha de retalhos, deve ser claro, coerente com os tópicos-guia, apresentar suas partes conectadas umas às outras, estar enquadrado na folha, ter as ilustrações pertinentes com o texto e bem localizadas.
Não se limite a transcrever o que está nos livros consultados.
Recomendo:
a) Não inicie de imediato o trabalho. Faça antes um planejamento;
b) Selecione as publicações que possam ser aproveitada no desenvolvimento;
c) Leia as publicações, transcrevendo em rascunho os trechos que serão aproveitados;
d) Faça uma redação provisória antes de escrevê-lo em definitivo.
5. CONCLUSÃO.
É sem dúvida a parte mais importante do Trabalho Escolar, pois retrata deduções lógicas do autor fundamentadas no conteúdo do texto. Uma maneira prática é apresentar a conclusão ou conclusões sob a forma de tópicos, empregando-se frases curtas, objetivas. Há alunos que costumam escrever coisas assim na Conclusão: Agradeço a oportunidade que o professor fulano de tal me deu no sentido de melhorar os meus conhecimentos nesta matéria, ou coisa semelhante. Isto não tem nada a ver com conclusão. A conclusão deve revelar o que você concluiu da leitura e elaboração do texto.
6. BIBLIOGRAFIA.
Também se diz Fontes de Consulta. Nessa parte devem ser relacionadas todas as
publicações (livros, revistas, Jornais, sites, etc.), que foram consultadas e
das quais se retirou alguma coisa para elaboração do trabalho escolar.
Livro- Quando a obra consultada for livro ele deve constar na Bibliografia da
seguinte forma:
-sobrenome do autor escrito em letras maiúsculas, vírgula, primeiro nome do
autor (e os demais nomes) escrito com inicial maiúscula, ponto, nome da obra
com inicial maiúscula e em itálico ou sublinhado, ponto, número da edição (se
for a primeira edição, não precisa citar), ponto, local da editora, dois
pontos, nome da editora, vírgula, ano de publicação, ponto, número de páginas
da obra, ponto.
a) Internet: colocar o endereço eletrônico (www…) dos sites que você visitou
e a data de acesso.
b) Se for uma enciclopédia fica assim: Enciclopédia Delta. Volume 13. São
Paulo, Editora Delta, 1995, página 543.
c) Revista ou jornal – Quando a publicação consultada for revista ou jornal é
assim que você deve escrever na Bibliografia:
REVISTA VEJA. Nº 52, 23 de maio de 1996.
Editora Abril, São Paulo. Páginas 23 a 25.
DIÁRIO DO NORDESTE. Nº 115. 12 de agosto de 2005.
O importante é conter os dados essenciais da obra: nome, número, data, nome da
editora, lugar e números das páginas consultadas.