MEDICINA UEMASUL

15/02/2018 09h30 – Atualizado em 19/02/2018 10h46Publicado em Regional na Edição Nº 16068

Além de Medicina, novo núcleo da UemaSul também deve abrigar Farmácia e Nutrição

Reitora Elizabeth Nunes Fernandes (à direita)

Mostrando mais uma vez que anda na contramão da crise – e de outros Estados que vêm cortando investimentos em pesquisa e ensino –, o governo maranhense anunciou no início do mês a criação do curso de Medicina na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul).
“O governador do Estado encaminhará à Assembleia Legislativa do Estado um Projeto de Lei que trata da criação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da universidade. Para o Centro, foi proposta a criação do Curso de Medicina e posteriormente a dos cursos de bacharel em Farmácia, Nutrição e Saúde Coletiva”, explica a reitora da UemaSul, Elizabeth Nunes Fernandes.
O projeto está sendo elaborado e será enviado, nos próximos meses, para a Assembleia Legislativa. A proposta é embasada nas legislações aplicadas ao funcionamento dos cursos.
“A proposta do curso de Medicina está em consonância com o plano de expansão universitária e desenvolvimento regional. É a integração da instituição com a sociedade na busca da resolução dos problemas de saúde e da melhoria do cuidado prestado à comunidade”, afirma a reitora.
Para a construção da proposta pedagógica do curso, foi instituído um grupo de trabalho com a participação de vários profissionais da área pedagógica da saúde. A elaboração conta com a parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas (Seepp).
De acordo com o governador Flávio Dino, a comissão de especialistas já está constituída: “Nossa perspectiva é que, até o fim de março, o Conselho Universitário da UemaSul aprove o projeto”, disse. A ideia, segundo o governador, é que o curso seja oferecido a partir de 2019.

Outras medidas

Na intenção de fortalecer a criação do curso, foi realizada uma missão internacional, coordenada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), na qual a reitora Elizabeth Nunes esteve presente, conhecendo experiências de formação na área médica, de renome mundial. A missão ajudou a alargar as várias possibilidades para o curso de medicina da UemaSul.
 (Fabiana Akira – Secap)

Esta entrada foi publicada em www.herenio.com.br. Adicione o link permanente aos seus favoritos.