COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA – 1º ANO – PLANO DE CURSO 2014
PROF. HERÊNIO
www.herenio.com.br
EIXO NORTEADOR:
- SOCIEDADE E CULTURA
EIXOS TEMÁTICOS:
- RELAÇÕES SOCIAIS, MENTALIDADES, IDEOLOGIA, HISTÓRIA DA ÁFRICA E HISTÓRIA REGIONAL.
TEMA TRANSVERSAL:
- ÉTICA E CIDADANIA
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS EM 2014:
- DIA INTERNACIONAL DA MULHER
- COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES
- COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESTUDANTE
- COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS
- FEIRA DE CIÊNCIAS
- GINCANA CULTURAL
- DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
PROGRAMA DE CONTEÚDOS 1º ANO
- A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA
- DA ORIGEM DO SER HUMANO À FORMAÇÃO DOS PRIMEIROS ESTADOS
- A IDENTIDADE DO HOMEM AMERICANO
- MESOPOTÂMIA, EGITO E O REINO DE CUXE.
- HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS.
- GRÉCIA: BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL
- O ESPLENDOR DE ROMA
- ALTA IDADE MÉDIA
- NASCIMENTO E EXPANSÃO DO ISLÃ
- A CIVILIZAÇÃO BIZANTINA
- BAIXA IDADE MÉDIA
- A CONSOLIDAÇÃO DAS MONARQUIAS NA EUROPA MODERNA
- O RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
- A EXPANSÃO ULTRAMARINA EUROPEIA E O MERCANTILISMO
- A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRARREFORMA CATÓLICA
METAS/OBJETIVOS:
- DESPERTAR NO EDUCANDO O INTERESSE PELA LEITURA E PESQUISAS EM TODOS OS GÊNEROS DA LITERATURA.
- TRABALHAR A ÉTICA E A CIDADANIA DE FORMA QUE O EDUCANDO POSSA RECONHECER E RESPEITAR CADA CIDADÃO, RECONHECENDO OS SEUS DIREITOS, OBRIGAÇÕES E AS SUAS DIFERENÇAS SOCIAIS, CULTURAIS E RELIGIOSAS.
ESTRATÉGIAS:
- AULA EXPOSITIVA
- TRABALHOS PESQUISA EM GRUPOS
- TRABALHOS DE PESQUISA INDIVIDUAL
- SEMINÁRIOS
- VISITAS TÉCNICAS
- DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
- PROBLEMATIZAÇÃO DE QUESTÕES SOCIAIS, POLÍTICAS, ECONÔMICAS E CULTURAIS (LOCAL, ESTADUAL E NACIONAL)
- LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS
- LEITURA DE IMAGENS
- INVESTIGAÇÃO DE DOCUMENTOS
ATIVIDADES EXTRAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
- COPA E OLIMPÍADA NO BRASIL: QUE LEGADO TEREMOS? (JM JUN/2013)
- DIGNIDADE HUMANA: PARÂMETRO ÉTICO (JM FEV/2014)
- O QUE FICA DAS MANIFESTAÇÕES DE RUA? (JM FEV 2014).
- CIDADES E ASSENTAMENTOS URBANOS SUSTENTÁVEIS (JM SET/2013)
- VOCÊ QUER SER UM JOVEM CIENTISTA? (JM FEV/2014)
AVALIAÇÃO:
SUA CONCEPÇÃO DEVE SER CONSTRUÍDA DE MODO A CARACTERIZAR:
- OBSERVÂNCIA ÀS COMPETÊNCIAS PROPOSTAS.
- PREDOMÍNIO DOS ASPECTOS QUALITATIVOS SOBRE OS QUANTITATIVOS E DOS RESULTADOS AO LONGO DO PROCESSO SOBRE OS CIRCUNSTANCIAIS (TESTES E PROVAS).
- INCLUSÃO DA REORIENTAÇÃO DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
- ACOMPANHAMENTO PROCESSUAL A RESPEITO DO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO.
PLANO DE CURSO –2014
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA – 2º ANO
PROF. HERÊNIO
www.herenio.com.br
EIXO NORTEADOR:
- SOCIEDADE E CULTURA
EIXOS TEMÁTICOS:
- RELAÇÕES SOCIAIS, MENTALIDADES, IDEOLOGIA, HISTÓRIA DA ÁFRICA E HISTÓRIA REGIONAL.
TEMA TRANSVERSAL:
- ÉTICA E CIDADANIA
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS EM 2014:
- DIA INTERNACIONAL DA MULHER
- COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES
- COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESTUDANTE
- COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS
- FEIRA DE CIÊNCIAS
- GINCANA CULTURAL
- DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2º ANO
- AS CULTURAS INDÍGENAS AMERICANAS
- A ÁFRICA DOS GRANDES REINOS E IMPÉRIOS
- A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA
- A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA INGLESA E FRANCESA
- ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA NA AMÉRICA PORTUGUESA
- A ECONOMIA NA AMÉRICA PORTUGUESA E O BRASIL HOLANDÊS
- A MINERAÇÃO NO BRASIL COLONIAL
- RELIGIÃO E SOCIEDADE NA AMÉRICA PORTUGUESA
- O ILUMINISMO
- DAS REVOLUÇÕES INGLESAS À REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
- A REVOLUÇÃO FRANCESA
- O IMPÉRIO NAPOLEÔNICO E O CONGRESSO DE VIENA
- A INDEPENDÊNCIA DAS AMÉRICAS INGLESA E ESPANHOLA
- PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA PORTUGUESA
- O MOVIMENTO OPERÁRIO E O ADVENTO DO SOCIALISMO
- AS REVOLUÇÕES LIBERAIS E O NACIONALISMO
- A EXPANSÃO DOS ESTADOS UNIDOS
- O GOVERNO DE D. PEDRO I E O PERÍODO REGENCIAL
- O GOVERNO DE D. PEDRO II
- OS PAÍSES HISPANO-AMERICANOS NA TRANSIÇÃO DO SÉCULO XIX PARA O SÉCULO XX
METAS/OBJETIVOS
- DESPERTAR NO EDUCANDO O INTERESSE PELA LEITURA E PESQUISAS EM TODOS OS GÊNEROS DA LITERATURA.
- TRABALHAR A ÉTICA E A CIDADANIA DE FORMA QUE O EDUCANDO POSSA RECONHECER E RESPEITAR CADA CIDADÃO, RECONHECENDO OS SEUS DIREITOS, OBRIGAÇÕES E AS SUAS DIFERENÇAS SOCIAIS, CULTURAIS E RELIGIOSAS.
ESTRATÉGIAS:
- AULA EXPOSITIVA
- TRABALHOS PESQUISA EM GRUPOS
- TRABALHOS DE PESQUISA INDIVIDUAL
- SEMINÁRIOS
- VISITAS TÉCNICAS
- DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
- PROBLEMATIZAÇÃO DE QUESTÕES SOCIAIS, POLÍTICAS, ECONÔMICAS E CULTURAIS (LOCAL, ESTADUAL E NACIONAL)
- LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS
- LEITURA DE IMAGENS
- INVESTIGAÇÃO DE DOCUMENTOS
ATIVIDADES EXTRAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
- COPA E OLIMPÍADA NO BRASIL: QUE LEGADO TEREMOS? (JM JUN/2013)
- DIGNIDADE HUMANA: PARÂMETRO ÉTICO (JM FEV/2014)
- O QUE FICA DAS MANIFESTAÇÕES DE RUA? (JM FEV 2014).
- CIDADES E ASSENTAMENTOS URBANOS SUSTENTÁVEIS (JM SET/2013)
- VOCÊ QUER SER UM JOVEM CIENTISTA? (JM FEV/2014)
AVALIAÇÃO
SUA CONCEPÇÃO DEVE SER CONSTRUÍDA DE MODO A CARACTERIZAR:
- OBSERVÂNCIA ÀS COMPETÊNCIAS PROPOSTAS.
- PREDOMÍNIO DOS ASPECTOS QUALITATIVOS SOBRE OS QUANTITATIVOS E DOS RESULTADOS AO LONGO DO PROCESSO SOBRE OS CIRCUNSTANCIAIS (TESTES E PROVAS).
- INCLUSÃO DA REORIENTAÇÃO DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
- ACOMPANHAMENTO PROCESSUAL A RESPEITO DO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO.
PLANO DE CURSO –2014
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA – 3º ANO
PROF. HERÊNIO
www.herenio.com.br
EIXO NORTEADOR:
- SOCIEDADE E CULTURA
EIXOS TEMÁTICOS:
- RELAÇÕES SOCIAIS, MENTALIDADES, IDEOLOGIA, HISTÓRIA DA ÁFRICA E HISTÓRIA REGIONAL.
TEMA TRANSVERSAL:
- ÉTICA E CIDADANIA
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS EM 2014:
- DIA INTERNACIONAL DA MULHER
- COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES
- COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESTUDANTE
- COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS
- FEIRA DE CIÊNCIAS
- GINCANA CULTURAL
- DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
PROGRAMA DE CONTEÚDOS 3º ANO
- O IMPERIALISMO NA ÁFRICA E NA ÁSIA
- ANTECEDENTES DA REPÚBLICA.
- O BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA
- A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E A REVOLUÇÃO RUSSA
- A CRISE DOS ANOS 1920 E A ASCENSÃO NAZIFASCITA
- SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
- A ERA VARGAS
- A GUERRA FRIA
- GOVERNOS POPULISTAS NO BRASIL
- EXPERIÊNCIAS DE ESQUERDA NA AMÉRICA LATINA
- A DITADURA MILITAR NO BRASIL
- O FIM DO SOCIALISMO REAL
- BRASIL: DA REDEMOCRATIZAÇÃO AOS DIAS ATUAIS
- CONFLITOS E TENSÕES NO MUNDO ATUAL
- A GLOBALIZAÇÃO E A ECONOMIA MUNDIAL
- DESAFIOS SOCIAIS E AMBIENTAIS DO SÉCULO XXI.
METAS/OBJETIVOS
- DESPERTAR NO EDUCANDO O INTERESSE PELA LEITURA E PESQUISAS EM TODOS OS GÊNEROS DA LITERATURA.
- TRABALHAR A ÉTICA E A CIDADANIA DE FORMA QUE O EDUCANDO POSSA RECONHECER E RESPEITAR CADA CIDADÃO, RECONHECENDO OS SEUS DIREITOS, OBRIGAÇÕES E AS SUAS DIFERENÇAS SOCIAIS, CULTURAIS E RELIGIOSAS.
ESTRATÉGIAS:
- AULA EXPOSITIVA
- TRABALHOS PESQUISA EM GRUPOS
- TRABALHOS DE PESQUISA INDIVIDUAL
- SEMINÁRIOS
- VISITAS TÉCNICAS
- DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
- PROBLEMATIZAÇÃO DE QUESTÕES SOCIAIS, POLÍTICAS, ECONÔMICAS E CULTURAIS (LOCAL, ESTADUAL E NACIONAL)
- LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS
- LEITURA DE IMAGENS
- INVESTIGAÇÃO DE DOCUMENTOS
ATIVIDADES EXTRAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
- COPA E OLIMPÍADA NO BRASIL: QUE LEGADO TEREMOS? (JM JUN/2013)
- DIGNIDADE HUMANA: PARÂMETRO ÉTICO (JM FEV/2014)
- O QUE FICA DAS MANIFESTAÇÕES DE RUA? (JM FEV 2014).
- CIDADES E ASSENTAMENTOS URBANOS SUSTENTÁVEIS (JM SET/2013)
- VOCÊ QUER SER UM JOVEM CIENTISTA? (JM FEV/2014)
AVALIAÇÃO
SUA CONCEPÇÃO DEVE SER CONSTRUÍDA DE MODO A CARACTERIZAR:
- OBSERVÂNCIA ÀS COMPETÊNCIAS PROPOSTAS.
- PREDOMÍNIO DOS ASPECTOS QUALITATIVOS SOBRE OS QUANTITATIVOS E DOS RESULTADOS AO LONGO DO PROCESSO SOBRE OS CIRCUNSTANCIAIS (TESTES E PROVAS).
- INCLUSÃO DA REORIENTAÇÃO DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
- ACOMPANHAMENTO PROCESSUAL A RESPEITO DO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO.
PLANO DE CURSO –2014
COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA – 1º ANO
PROF. HERÊNIO, LEONOR E FRANCINETE
www.herenio.com.br
EIXO NORTEADOR:
- SOCIEDADE E CULTURA
EIXOS TEMÁTICOS:
- VALORES, CONHECIMENTO, MORAL, DEMOCRACIA LIBERDADE E MITOLOGIA AFRICANA.
TEMA TRANSVERSAL:
- ÉTICA E CIDADANIA
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS EM 2014:
- DIA INTERNACIONAL DA MULHER
- COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES
- COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESTUDANTE
- COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS
- FEIRA DE CIÊNCIAS
- GINCANA CULTURAL
- DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
PROGRAMA DE CONTEÚDOS 1º ANO
- A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA
- A CONSCIÊNCIA MÍTICA
- O NASCIMENTO DA FILOSOFIA
- NATUREZA E CULTURA
- LINGUAGEM E PENSAMENTO
- TRABALHO, ALIENAÇÃO E CONSUMO
- EM BUSCA DA FELICIDADE
- APRENDER A MORRER
- O QUE PODEMOS CONHECER?
- IDEOLOGIAS
- LÓGICA ARISTOTÉLICA
- LÓGICA SIMBÓLICA
- A BUSCA DA VERDADE
- A METAFÍSICA DA MODERNIDADE
- A CRÍTICA A METAFÍSICA
METAS/OBJETIVOS
- DESPERTAR NO EDUCANDO O INTERESSE PELA LEITURA E PESQUISAS EM TODOS OS GÊNEROS DA LITERATURA.
- TRABALHAR A ÉTICA E A CIDADANIA DE FORMA QUE O EDUCANDO POSSA RECONHECER E RESPEITAR CADA CIDADÃO, RECONHECENDO OS SEUS DIREITOS, OBRIGAÇÕES E AS SUAS DIFERENÇAS SOCIAIS, CULTURAIS E RELIGIOSAS.
ESTRATÉGIAS:
- AULA EXPOSITIVA
- TRABALHOS PESQUISA EM GRUPOS
- TRABALHOS DE PESQUISA INDIVIDUAL
- SEMINÁRIOS
- DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
- PROBLEMATIZAÇÃO DE QUESTÕES SOCIAIS, POLÍTICAS, ECONÔMICAS E CULTURAIS (LOCAL, ESTADUAL E NACIONAL)
- LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS
- LEITURA DE IMAGENS
- INVESTIGAÇÃO DE DOCUMENTOS
ATIVIDADES EXTRAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
- COPA E OLIMPÍADA NO BRASIL: QUE LEGADO TEREMOS? (JM JUN/2013)
- DIGNIDADE HUMANA: PARÂMETRO ÉTICO (JM FEV/2014)
- O QUE FICA DAS MANIFESTAÇÕES DE RUA? (JM FEV 2014).
- CIDADES E ASSENTAMENTOS URBANOS SUSTENTÁVEIS (JM SET/2013)
- VOCÊ QUER SER UM JOVEM CIENTISTA? (JM FEV/2014)
AVALIAÇÃO
SUA CONCEPÇÃO DEVE SER CONSTRUÍDA DE MODO A CARACTERIZAR:
- OBSERVÂNCIA ÀS COMPETÊNCIAS PROPOSTAS.
- PREDOMÍNIO DOS ASPECTOS QUALITATIVOS SOBRE OS QUANTITATIVOS E DOS RESULTADOS AO LONGO DO PROCESSO SOBRE OS CIRCUNSTANCIAIS (TESTES E PROVAS).
- INCLUSÃO DA REORIENTAÇÃO DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
- ACOMPANHAMENTO PROCESSUAL A RESPEITO DO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO.
PLANO DE CURSO –2014
COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA – 2º ANO
PROF. HERÊNIO, LEONOR E FRANCINETE
www.herenio.com.br
EIXO NORTEADOR:
- SOCIEDADE E CULTURA
EIXOS TEMÁTICOS:
- VALORES, CONHECIMENTO, MORAL, DEMOCRACIA LIBERDADE E MITOLOGIA AFRICANA.
TEMA TRANSVERSAL:
- ÉTICA E CIDADANIA
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS EM 2014:
- DIA INTERNACIONAL DA MULHER
- COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES
- COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESTUDANTE
- COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS
- FEIRA DE CIÊNCIAS
- GINCANA CULTURAL
- DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2º ANO
- A CRISE DA RAZÃO
- ENTRE O BEM E O MAL
- NINGUÉM NASCE MORAL
- PODEMOS SER LIVRES?
- TEORIA ÉTICA
- POLÍTICA PARA QUE?
- DIREITOS HUMANOS
- A POLÍTICA NORMATIVA
- A AUTONOMIA POLÍTICA
- LIBERALISMO E DEMOCRACIA
- AS TEORIAS SOCIALISTAS
- O LIBERALISMO CONTEMPORÂNEO
- CIÊNCIA, TECNOLOGIA E VALORES
- CIÊNCIA ANTIGA E MEDIEVAL
- A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII
METAS/OBJETIVOS:
- DESPERTAR NO EDUCANDO O INTERESSE PELA LEITURA E PESQUISAS EM TODOS OS GÊNEROS DA LITERATURA.
- TRABALHAR A ÉTICA E A CIDADANIA DE FORMA QUE O EDUCANDO POSSA RECONHECER E RESPEITAR CADA CIDADÃO, RECONHECENDO OS SEUS DIREITOS, OBRIGAÇÕES E AS SUAS DIFERENÇAS SOCIAIS, CULTURAIS E RELIGIOSAS.
ESTRATÉGIAS:
- AULA EXPOSITIVA
- TRABALHOS PESQUISA EM GRUPOS
- TRABALHOS DE PESQUISA INDIVIDUAL
- SEMINÁRIOS
- DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
- PROBLEMATIZAÇÃO DE QUESTÕES SOCIAIS, POLÍTICAS, ECONÔMICAS E CULTURAIS (LOCAL, ESTADUAL E NACIONAL)
- LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS
- LEITURA DE IMAGENS
- INVESTIGAÇÃO DE DOCUMENTOS
ATIVIDADES EXTRAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
- COPA E OLIMPÍADA NO BRASIL: QUE LEGADO TEREMOS? (JM JUN/2013)
- DIGNIDADE HUMANA: PARÂMETRO ÉTICO (JM FEV/2014)
- O QUE FICA DAS MANIFESTAÇÕES DE RUA? (JM FEV 2014).
- CIDADES E ASSENTAMENTOS URBANOS SUSTENTÁVEIS (JM SET/2013)
- VOCÊ QUER SER UM JOVEM CIENTISTA? (JM FEV/2014)
AVALIAÇÃO:
SUA CONCEPÇÃO DEVE SER CONSTRUÍDA DE MODO A CARACTERIZAR:
- OBSERVÂNCIA ÀS COMPETÊNCIAS PROPOSTAS.
- PREDOMÍNIO DOS ASPECTOS QUALITATIVOS SOBRE OS QUANTITATIVOS E DOS RESULTADOS AO LONGO DO PROCESSO SOBRE OS CIRCUNSTANCIAIS (TESTES E PROVAS).
- INCLUSÃO DA REORIENTAÇÃO DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
- ACOMPANHAMENTO PROCESSUAL A RESPEITO DO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO.
PLANO DE CURSO –2014
COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA – 3º ANO
PROF. HERÊNIO, LEONOR E FRANCINETE
www.herenio.com.br
EIXO NORTEADOR:
- SOCIEDADE E CULTURA
EIXOS TEMÁTICOS:
- VALORES, CONHECIMENTO, MORAL, DEMOCRACIA LIBERDADE E MITOLOGIA AFRICANA.
TEMA TRANSVERSAL:
- ÉTICA E CIDADANIA
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS EM 2014:
- DIA INTERNACIONAL DA MULHER
- COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES
- COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESTUDANTE
- COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS
- FEIRA DE CIÊNCIAS
- GINCANA CULTURAL
- DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
PROGRAMA DE CONTEÚDOS 3º ANO
- O MÉTODO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
- O MÉTODO DAS CIÊNIAS HUMANAS
- ESTÉTICA: INTRODUÇÃO CONCEITUAL
- CULTURA E ARTE
- ARTE COMO FORMA DE PENSAMENTO
- A SIGNIFICAÇÃO DA ARTE
- CONCEPÇÕES ESTÉTICAS
METAS/OBJETIVOS
- DESPERTAR NO EDUCANDO O INTERESSE PELA LEITURA E PESQUISAS EM TODOS OS GÊNEROS DA LITERATURA.
- TRABALHAR A ÉTICA E A CIDADANIA DE FORMA QUE O EDUCANDO POSSA RECONHECER E RESPEITAR CADA CIDADÃO, RECONHECENDO OS SEUS DIREITOS, OBRIGAÇÕES E AS SUAS DIFERENÇAS SOCIAIS, CULTURAIS E RELIGIOSAS.
ESTRATÉGIAS:
- AULA EXPOSITIVA
- TRABALHOS PESQUISA EM GRUPOS
- TRABALHOS DE PESQUISA INDIVIDUAL
- SEMINÁRIOS
- DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
- PROBLEMATIZAÇÃO DE QUESTÕES SOCIAIS, POLÍTICAS, ECONÔMICAS E CULTURAIS (LOCAL, ESTADUAL E NACIONAL)
- LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS
- LEITURA DE IMAGENS
- INVESTIGAÇÃO DE DOCUMENTOS
ATIVIDADES EXTRAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
- COPA E OLIMPÍADA NO BRASIL: QUE LEGADO TEREMOS? (JM JUN/2013)
- DIGNIDADE HUMANA: PARÂMETRO ÉTICO (JM FEV/2014)
- O QUE FICA DAS MANIFESTAÇÕES DE RUA? (JM FEV 2014).
- CIDADES E ASSENTAMENTOS URBANOS SUSTENTÁVEIS (JM SET/2013)
- VOCÊ QUER SER UM JOVEM CIENTISTA? (JM FEV/2014)
AVALIAÇÃO
SUA CONCEPÇÃO DEVE SER CONSTRUÍDA DE MODO A CARACTERIZAR:
- OBSERVÂNCIA ÀS COMPETÊNCIAS PROPOSTAS.
- PREDOMÍNIO DOS ASPECTOS QUALITATIVOS SOBRE OS QUANTITATIVOS E DOS RESULTADOS AO LONGO DO PROCESSO SOBRE OS CIRCUNSTANCIAIS (TESTES E PROVAS).
- INCLUSÃO DA REORIENTAÇÃO DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
- ACOMPANHAMENTO PROCESSUAL A RESPEITO DO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO.