C E Dorgival Pinheiro de Sousa

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA – 1º ANO – PLANO DE CURSO 2014

PROF. HERÊNIO

www.herenio.com.br

EIXO NORTEADOR:

  • SOCIEDADE E CULTURA

EIXOS TEMÁTICOS:

  • RELAÇÕES SOCIAIS, MENTALIDADES, IDEOLOGIA, HISTÓRIA DA ÁFRICA E HISTÓRIA REGIONAL.

TEMA TRANSVERSAL:

  • ÉTICA E CIDADANIA

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS EM 2014:

  • DIA INTERNACIONAL DA MULHER
  • COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES
  • COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESTUDANTE
  • COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS
  • FEIRA DE CIÊNCIAS
  • GINCANA CULTURAL
  • DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 1º ANO

  1. A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA
  2. DA ORIGEM DO SER HUMANO À FORMAÇÃO DOS PRIMEIROS ESTADOS
  3. A IDENTIDADE DO HOMEM AMERICANO
  4. MESOPOTÂMIA, EGITO E O REINO DE CUXE.
  5. HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS.
  6. GRÉCIA: BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL
  7. O ESPLENDOR DE ROMA
  8. ALTA IDADE MÉDIA
  9. NASCIMENTO E EXPANSÃO DO ISLÃ
  10. A CIVILIZAÇÃO BIZANTINA
  11. BAIXA IDADE MÉDIA
  12. A CONSOLIDAÇÃO DAS MONARQUIAS NA EUROPA MODERNA
  13. O RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
  14. A EXPANSÃO ULTRAMARINA EUROPEIA E O MERCANTILISMO
  15. A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRARREFORMA CATÓLICA

METAS/OBJETIVOS:

  1. DESPERTAR NO EDUCANDO O INTERESSE PELA LEITURA E PESQUISAS EM TODOS OS GÊNEROS DA LITERATURA.
  2. TRABALHAR A ÉTICA E A CIDADANIA DE FORMA QUE O EDUCANDO POSSA RECONHECER E RESPEITAR CADA CIDADÃO, RECONHECENDO OS SEUS DIREITOS, OBRIGAÇÕES E AS SUAS DIFERENÇAS SOCIAIS, CULTURAIS E RELIGIOSAS.

ESTRATÉGIAS:

  • AULA EXPOSITIVA
  • TRABALHOS PESQUISA EM GRUPOS
  • TRABALHOS DE PESQUISA INDIVIDUAL
  • SEMINÁRIOS
  • VISITAS TÉCNICAS
  • DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
  • PROBLEMATIZAÇÃO DE QUESTÕES SOCIAIS, POLÍTICAS, ECONÔMICAS E CULTURAIS (LOCAL, ESTADUAL E NACIONAL)
  • LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS
  • LEITURA DE IMAGENS
  • INVESTIGAÇÃO DE DOCUMENTOS

ATIVIDADES EXTRAS A SEREM DESENVOLVIDAS:

  • COPA E OLIMPÍADA NO BRASIL: QUE LEGADO TEREMOS? (JM JUN/2013)
  • DIGNIDADE HUMANA: PARÂMETRO ÉTICO (JM FEV/2014)
  • O QUE FICA DAS MANIFESTAÇÕES DE RUA? (JM FEV 2014).
  • CIDADES E ASSENTAMENTOS URBANOS SUSTENTÁVEIS (JM SET/2013)
  • VOCÊ QUER SER UM JOVEM CIENTISTA? (JM FEV/2014)

AVALIAÇÃO:

SUA CONCEPÇÃO DEVE SER CONSTRUÍDA DE MODO A CARACTERIZAR:

  • OBSERVÂNCIA ÀS COMPETÊNCIAS PROPOSTAS.
  • PREDOMÍNIO DOS ASPECTOS QUALITATIVOS SOBRE OS QUANTITATIVOS E DOS RESULTADOS AO LONGO DO PROCESSO SOBRE OS CIRCUNSTANCIAIS (TESTES E PROVAS).
  • INCLUSÃO DA REORIENTAÇÃO DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
  • ACOMPANHAMENTO PROCESSUAL A RESPEITO DO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO.

PLANO DE CURSO –2014

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA – 2º ANO

PROF. HERÊNIO

www.herenio.com.br

EIXO NORTEADOR:

  • SOCIEDADE E CULTURA

EIXOS TEMÁTICOS:

  • RELAÇÕES SOCIAIS, MENTALIDADES, IDEOLOGIA, HISTÓRIA DA ÁFRICA E HISTÓRIA REGIONAL.

TEMA TRANSVERSAL:

  • ÉTICA E CIDADANIA

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS EM 2014:

  • DIA INTERNACIONAL DA MULHER
  • COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES
  • COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESTUDANTE
  • COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS
  • FEIRA DE CIÊNCIAS
  • GINCANA CULTURAL
  • DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2º ANO

  1. AS CULTURAS INDÍGENAS AMERICANAS
  2. A ÁFRICA DOS GRANDES REINOS E IMPÉRIOS
  3. A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA
  4. A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA INGLESA E FRANCESA
  5. ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA NA AMÉRICA PORTUGUESA
  6. A ECONOMIA NA AMÉRICA PORTUGUESA E O BRASIL HOLANDÊS
  7. A MINERAÇÃO NO BRASIL COLONIAL
  8. RELIGIÃO E SOCIEDADE NA AMÉRICA PORTUGUESA
  9. O ILUMINISMO
  10. DAS REVOLUÇÕES INGLESAS À REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
  11. A REVOLUÇÃO FRANCESA
  12. O IMPÉRIO NAPOLEÔNICO E O CONGRESSO DE VIENA
  13. A INDEPENDÊNCIA DAS AMÉRICAS INGLESA E ESPANHOLA
  14. PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA PORTUGUESA
  15. O MOVIMENTO OPERÁRIO E O ADVENTO DO SOCIALISMO
  16. AS REVOLUÇÕES LIBERAIS E O NACIONALISMO
  17. A EXPANSÃO DOS ESTADOS UNIDOS
  18. O GOVERNO DE D. PEDRO I E O PERÍODO REGENCIAL
  19. O GOVERNO DE D. PEDRO II
  20. OS PAÍSES HISPANO-AMERICANOS NA TRANSIÇÃO DO SÉCULO XIX PARA O SÉCULO XX

METAS/OBJETIVOS

  1. DESPERTAR NO EDUCANDO O INTERESSE PELA LEITURA E PESQUISAS EM TODOS OS GÊNEROS DA LITERATURA.
  2. TRABALHAR A ÉTICA E A CIDADANIA DE FORMA QUE O EDUCANDO POSSA RECONHECER E RESPEITAR CADA CIDADÃO, RECONHECENDO OS SEUS DIREITOS, OBRIGAÇÕES E AS SUAS DIFERENÇAS SOCIAIS, CULTURAIS E RELIGIOSAS.

ESTRATÉGIAS:

  • AULA EXPOSITIVA
  • TRABALHOS PESQUISA EM GRUPOS
  • TRABALHOS DE PESQUISA INDIVIDUAL
  • SEMINÁRIOS
  • VISITAS TÉCNICAS
  • DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
  • PROBLEMATIZAÇÃO DE QUESTÕES SOCIAIS, POLÍTICAS, ECONÔMICAS E CULTURAIS (LOCAL, ESTADUAL E NACIONAL)
  • LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS
  • LEITURA DE IMAGENS
  • INVESTIGAÇÃO DE DOCUMENTOS

ATIVIDADES EXTRAS A SEREM DESENVOLVIDAS:

  • COPA E OLIMPÍADA NO BRASIL: QUE LEGADO TEREMOS? (JM JUN/2013)
  • DIGNIDADE HUMANA: PARÂMETRO ÉTICO (JM FEV/2014)
  • O QUE FICA DAS MANIFESTAÇÕES DE RUA? (JM FEV 2014).
  • CIDADES E ASSENTAMENTOS URBANOS SUSTENTÁVEIS (JM SET/2013)
  • VOCÊ QUER SER UM JOVEM CIENTISTA? (JM FEV/2014)

AVALIAÇÃO

SUA CONCEPÇÃO DEVE SER CONSTRUÍDA DE MODO A CARACTERIZAR:

  • OBSERVÂNCIA ÀS COMPETÊNCIAS PROPOSTAS.
  • PREDOMÍNIO DOS ASPECTOS QUALITATIVOS SOBRE OS QUANTITATIVOS E DOS RESULTADOS AO LONGO DO PROCESSO SOBRE OS CIRCUNSTANCIAIS (TESTES E PROVAS).
  • INCLUSÃO DA REORIENTAÇÃO DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
  • ACOMPANHAMENTO PROCESSUAL A RESPEITO DO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO.

PLANO DE CURSO –2014

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA – 3º ANO

PROF. HERÊNIO

www.herenio.com.br

EIXO NORTEADOR:

  • SOCIEDADE E CULTURA

EIXOS TEMÁTICOS:

  • RELAÇÕES SOCIAIS, MENTALIDADES, IDEOLOGIA, HISTÓRIA DA ÁFRICA E HISTÓRIA REGIONAL.

TEMA TRANSVERSAL:

  • ÉTICA E CIDADANIA

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS EM 2014:

  • DIA INTERNACIONAL DA MULHER
  • COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES
  • COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESTUDANTE
  • COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS
  • FEIRA DE CIÊNCIAS
  • GINCANA CULTURAL
  • DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 3º ANO

  1. O IMPERIALISMO NA ÁFRICA E NA ÁSIA
  2. ANTECEDENTES DA REPÚBLICA.
  3. O BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA
  4. A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E A REVOLUÇÃO RUSSA
  5. A CRISE DOS ANOS 1920 E A ASCENSÃO NAZIFASCITA
  6. SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
  7. A ERA VARGAS
  8. A GUERRA FRIA
  9. GOVERNOS POPULISTAS NO BRASIL
  10. EXPERIÊNCIAS DE ESQUERDA NA AMÉRICA LATINA
  11. A DITADURA MILITAR NO BRASIL
  12. O FIM DO SOCIALISMO REAL
  13. BRASIL: DA REDEMOCRATIZAÇÃO AOS DIAS ATUAIS
  14. CONFLITOS E TENSÕES NO MUNDO ATUAL
  15. A GLOBALIZAÇÃO E A ECONOMIA MUNDIAL
  16. DESAFIOS SOCIAIS E AMBIENTAIS DO SÉCULO XXI.

METAS/OBJETIVOS

  1. DESPERTAR NO EDUCANDO O INTERESSE PELA LEITURA E PESQUISAS EM TODOS OS GÊNEROS DA LITERATURA.
  2. TRABALHAR A ÉTICA E A CIDADANIA DE FORMA QUE O EDUCANDO POSSA RECONHECER E RESPEITAR CADA CIDADÃO, RECONHECENDO OS SEUS DIREITOS, OBRIGAÇÕES E AS SUAS DIFERENÇAS SOCIAIS, CULTURAIS E RELIGIOSAS.

ESTRATÉGIAS:

  • AULA EXPOSITIVA
  • TRABALHOS PESQUISA EM GRUPOS
  • TRABALHOS DE PESQUISA INDIVIDUAL
  • SEMINÁRIOS
  • VISITAS TÉCNICAS
  • DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
  • PROBLEMATIZAÇÃO DE QUESTÕES SOCIAIS, POLÍTICAS, ECONÔMICAS E CULTURAIS (LOCAL, ESTADUAL E NACIONAL)
  • LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS
  • LEITURA DE IMAGENS
  • INVESTIGAÇÃO DE DOCUMENTOS

ATIVIDADES EXTRAS A SEREM DESENVOLVIDAS:

  • COPA E OLIMPÍADA NO BRASIL: QUE LEGADO TEREMOS? (JM JUN/2013)
  • DIGNIDADE HUMANA: PARÂMETRO ÉTICO (JM FEV/2014)
  • O QUE FICA DAS MANIFESTAÇÕES DE RUA? (JM FEV 2014).
  • CIDADES E ASSENTAMENTOS URBANOS SUSTENTÁVEIS (JM SET/2013)
  • VOCÊ QUER SER UM JOVEM CIENTISTA? (JM FEV/2014)

AVALIAÇÃO

SUA CONCEPÇÃO DEVE SER CONSTRUÍDA DE MODO A CARACTERIZAR:

  • OBSERVÂNCIA ÀS COMPETÊNCIAS PROPOSTAS.
  • PREDOMÍNIO DOS ASPECTOS QUALITATIVOS SOBRE OS QUANTITATIVOS E DOS RESULTADOS AO LONGO DO PROCESSO SOBRE OS CIRCUNSTANCIAIS (TESTES E PROVAS).
  • INCLUSÃO DA REORIENTAÇÃO DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
  • ACOMPANHAMENTO PROCESSUAL A RESPEITO DO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO.

PLANO DE CURSO –2014

COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA – 1º ANO

PROF. HERÊNIO, LEONOR E FRANCINETE

www.herenio.com.br

EIXO NORTEADOR:

  • SOCIEDADE E CULTURA

EIXOS TEMÁTICOS:

  • VALORES, CONHECIMENTO, MORAL, DEMOCRACIA LIBERDADE E MITOLOGIA AFRICANA.

TEMA TRANSVERSAL:

  • ÉTICA E CIDADANIA

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS EM 2014:

  • DIA INTERNACIONAL DA MULHER
  • COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES
  • COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESTUDANTE
  • COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS
  • FEIRA DE CIÊNCIAS
  • GINCANA CULTURAL
  • DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 1º ANO

  1. A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA
  2. A CONSCIÊNCIA MÍTICA
  3. O NASCIMENTO DA FILOSOFIA
  4. NATUREZA E CULTURA
  5. LINGUAGEM E PENSAMENTO
  6. TRABALHO, ALIENAÇÃO E CONSUMO
  7. EM BUSCA DA FELICIDADE
  8. APRENDER A MORRER
  9. O QUE PODEMOS CONHECER?
  10. IDEOLOGIAS
  11. LÓGICA ARISTOTÉLICA
  12. LÓGICA SIMBÓLICA
  13. A BUSCA DA VERDADE
  14. A METAFÍSICA DA MODERNIDADE
  15. A CRÍTICA A METAFÍSICA

METAS/OBJETIVOS

  1. DESPERTAR NO EDUCANDO O INTERESSE PELA LEITURA E PESQUISAS EM TODOS OS GÊNEROS DA LITERATURA.
  2. TRABALHAR A ÉTICA E A CIDADANIA DE FORMA QUE O EDUCANDO POSSA RECONHECER E RESPEITAR CADA CIDADÃO, RECONHECENDO OS SEUS DIREITOS, OBRIGAÇÕES E AS SUAS DIFERENÇAS SOCIAIS, CULTURAIS E RELIGIOSAS.

 

 

ESTRATÉGIAS:

  • AULA EXPOSITIVA
  • TRABALHOS PESQUISA EM GRUPOS
  • TRABALHOS DE PESQUISA INDIVIDUAL
  • SEMINÁRIOS
  • DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
  • PROBLEMATIZAÇÃO DE QUESTÕES SOCIAIS, POLÍTICAS, ECONÔMICAS E CULTURAIS (LOCAL, ESTADUAL E NACIONAL)
  • LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS
  • LEITURA DE IMAGENS
  • INVESTIGAÇÃO DE DOCUMENTOS

ATIVIDADES EXTRAS A SEREM DESENVOLVIDAS:

  • COPA E OLIMPÍADA NO BRASIL: QUE LEGADO TEREMOS? (JM JUN/2013)
  • DIGNIDADE HUMANA: PARÂMETRO ÉTICO (JM FEV/2014)
  • O QUE FICA DAS MANIFESTAÇÕES DE RUA? (JM FEV 2014).
  • CIDADES E ASSENTAMENTOS URBANOS SUSTENTÁVEIS (JM SET/2013)
  • VOCÊ QUER SER UM JOVEM CIENTISTA? (JM FEV/2014)

AVALIAÇÃO

SUA CONCEPÇÃO DEVE SER CONSTRUÍDA DE MODO A CARACTERIZAR:

  • OBSERVÂNCIA ÀS COMPETÊNCIAS PROPOSTAS.
  • PREDOMÍNIO DOS ASPECTOS QUALITATIVOS SOBRE OS QUANTITATIVOS E DOS RESULTADOS AO LONGO DO PROCESSO SOBRE OS CIRCUNSTANCIAIS (TESTES E PROVAS).
  • INCLUSÃO DA REORIENTAÇÃO DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
  • ACOMPANHAMENTO PROCESSUAL A RESPEITO DO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO.

PLANO DE CURSO –2014

COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA – 2º ANO

PROF. HERÊNIO, LEONOR E FRANCINETE

www.herenio.com.br

EIXO NORTEADOR:

  • SOCIEDADE E CULTURA

EIXOS TEMÁTICOS:

  • VALORES, CONHECIMENTO, MORAL, DEMOCRACIA LIBERDADE E MITOLOGIA AFRICANA.

TEMA TRANSVERSAL:

  • ÉTICA E CIDADANIA

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS EM 2014:

  • DIA INTERNACIONAL DA MULHER
  • COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES
  • COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESTUDANTE
  • COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS
  • FEIRA DE CIÊNCIAS
  • GINCANA CULTURAL
  • DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2º ANO

  1. A CRISE DA RAZÃO
  2. ENTRE O BEM E O MAL
  3. NINGUÉM NASCE MORAL
  4. PODEMOS SER LIVRES?
  5. TEORIA ÉTICA
  6. POLÍTICA PARA QUE?
  7. DIREITOS HUMANOS
  8. A POLÍTICA NORMATIVA
  9. A AUTONOMIA POLÍTICA
  10. LIBERALISMO E DEMOCRACIA
  11. AS TEORIAS SOCIALISTAS
  12. O LIBERALISMO CONTEMPORÂNEO
  13. CIÊNCIA, TECNOLOGIA E VALORES
  14. CIÊNCIA ANTIGA E MEDIEVAL
  15. A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII

METAS/OBJETIVOS:

  1. DESPERTAR NO EDUCANDO O INTERESSE PELA LEITURA E PESQUISAS EM TODOS OS GÊNEROS DA LITERATURA.
  2. TRABALHAR A ÉTICA E A CIDADANIA DE FORMA QUE O EDUCANDO POSSA RECONHECER E RESPEITAR CADA CIDADÃO, RECONHECENDO OS SEUS DIREITOS, OBRIGAÇÕES E AS SUAS DIFERENÇAS SOCIAIS, CULTURAIS E RELIGIOSAS.

ESTRATÉGIAS:

  • AULA EXPOSITIVA
  • TRABALHOS PESQUISA EM GRUPOS
  • TRABALHOS DE PESQUISA INDIVIDUAL
  • SEMINÁRIOS
  • DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
  • PROBLEMATIZAÇÃO DE QUESTÕES SOCIAIS, POLÍTICAS, ECONÔMICAS E CULTURAIS (LOCAL, ESTADUAL E NACIONAL)
  • LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS
  • LEITURA DE IMAGENS
  • INVESTIGAÇÃO DE DOCUMENTOS

ATIVIDADES EXTRAS A SEREM DESENVOLVIDAS:

  • COPA E OLIMPÍADA NO BRASIL: QUE LEGADO TEREMOS? (JM JUN/2013)
  • DIGNIDADE HUMANA: PARÂMETRO ÉTICO (JM FEV/2014)
  • O QUE FICA DAS MANIFESTAÇÕES DE RUA? (JM FEV 2014).
  • CIDADES E ASSENTAMENTOS URBANOS SUSTENTÁVEIS (JM SET/2013)
  • VOCÊ QUER SER UM JOVEM CIENTISTA? (JM FEV/2014)

AVALIAÇÃO:

SUA CONCEPÇÃO DEVE SER CONSTRUÍDA DE MODO A CARACTERIZAR:

  • OBSERVÂNCIA ÀS COMPETÊNCIAS PROPOSTAS.
  • PREDOMÍNIO DOS ASPECTOS QUALITATIVOS SOBRE OS QUANTITATIVOS E DOS RESULTADOS AO LONGO DO PROCESSO SOBRE OS CIRCUNSTANCIAIS (TESTES E PROVAS).
  • INCLUSÃO DA REORIENTAÇÃO DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
  • ACOMPANHAMENTO PROCESSUAL A RESPEITO DO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO.

PLANO DE CURSO –2014

COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA – 3º ANO

PROF. HERÊNIO, LEONOR E FRANCINETE

www.herenio.com.br

EIXO NORTEADOR:

  • SOCIEDADE E CULTURA

EIXOS TEMÁTICOS:

  • VALORES, CONHECIMENTO, MORAL, DEMOCRACIA LIBERDADE E MITOLOGIA AFRICANA.

TEMA TRANSVERSAL:

  • ÉTICA E CIDADANIA

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS EM 2014:

  • DIA INTERNACIONAL DA MULHER
  • COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES
  • COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESTUDANTE
  • COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS
  • FEIRA DE CIÊNCIAS
  • GINCANA CULTURAL
  • DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 3º ANO

  1. O MÉTODO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
  2. O MÉTODO DAS CIÊNIAS HUMANAS
  3. ESTÉTICA: INTRODUÇÃO CONCEITUAL
  4. CULTURA E ARTE
  5. ARTE COMO FORMA DE PENSAMENTO
  6. A SIGNIFICAÇÃO DA ARTE
  7. CONCEPÇÕES ESTÉTICAS

METAS/OBJETIVOS

  1. DESPERTAR NO EDUCANDO O INTERESSE PELA LEITURA E PESQUISAS EM TODOS OS GÊNEROS DA LITERATURA.
  2. TRABALHAR A ÉTICA E A CIDADANIA DE FORMA QUE O EDUCANDO POSSA RECONHECER E RESPEITAR CADA CIDADÃO, RECONHECENDO OS SEUS DIREITOS, OBRIGAÇÕES E AS SUAS DIFERENÇAS SOCIAIS, CULTURAIS E RELIGIOSAS.

ESTRATÉGIAS:

  • AULA EXPOSITIVA
  • TRABALHOS PESQUISA EM GRUPOS
  • TRABALHOS DE PESQUISA INDIVIDUAL
  • SEMINÁRIOS
  • DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
  • PROBLEMATIZAÇÃO DE QUESTÕES SOCIAIS, POLÍTICAS, ECONÔMICAS E CULTURAIS (LOCAL, ESTADUAL E NACIONAL)
  • LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS
  • LEITURA DE IMAGENS
  • INVESTIGAÇÃO DE DOCUMENTOS

ATIVIDADES EXTRAS A SEREM DESENVOLVIDAS:

  • COPA E OLIMPÍADA NO BRASIL: QUE LEGADO TEREMOS? (JM JUN/2013)
  • DIGNIDADE HUMANA: PARÂMETRO ÉTICO (JM FEV/2014)
  • O QUE FICA DAS MANIFESTAÇÕES DE RUA? (JM FEV 2014).
  • CIDADES E ASSENTAMENTOS URBANOS SUSTENTÁVEIS (JM SET/2013)
  • VOCÊ QUER SER UM JOVEM CIENTISTA? (JM FEV/2014)

AVALIAÇÃO

SUA CONCEPÇÃO DEVE SER CONSTRUÍDA DE MODO A CARACTERIZAR:

  • OBSERVÂNCIA ÀS COMPETÊNCIAS PROPOSTAS.
  • PREDOMÍNIO DOS ASPECTOS QUALITATIVOS SOBRE OS QUANTITATIVOS E DOS RESULTADOS AO LONGO DO PROCESSO SOBRE OS CIRCUNSTANCIAIS (TESTES E PROVAS).
  • INCLUSÃO DA REORIENTAÇÃO DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
  • ACOMPANHAMENTO PROCESSUAL A RESPEITO DO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO.

 

 

 

 

 

Esta entrada foi publicada em www.herenio.com.br. Adicione o link permanente aos seus favoritos.